Mamoplastia

As cirurgias plásticas das mamas, também chamadas de mamoplastia, compreendem a cirurgia redutora(mamoplastia redutora) a cirurgia de aumento (mamoplastia de aumento) e de levantamento das mamas (mamoplastia de levantamento).As cirurgias plásticas de mama – mamoplastia ocupam o segundo lugar nas cirurgias plásticas mais realizadas no país, mas o que leva as mulheres a buscarem a mamoplastia não é só estética, existem também as mamoplastias por indicação médica, como a redução de mamas muito grandes que trazem prejuízo para a saúde e bem estar. Mas seja qual for o motivo, antes de se submeter a uma cirurgia de mamoplastia (mamoplastia de aumento, mamoplastia de redução ou levantamento), apesar dos ótimos resultados geralmente alcançados, deve-se conhecer os riscos e não criar falsas expectativas.

Mamoplastia de aumento

A mamoplastia de aumento é indicada para as mulheres com os seios pequenos ou que no decorrer da vida tiveram grande redução de volume mamário por algum motivo. È realizada com a colocação de próteses buscando harmonizar forma e volume,com a suspensão para casos de mamas caídas. Mesmo com a furor das próteses mamarias ainda se utiliza e muito a cirurgia plástica tradicional, especialmente quando os seios são caídos, é necessário a associação com a mamoplastia de aumento.

Mamoplastia redutora

A mamoplastia redutora é recomendada a pacientes com seios aumentados; infecção cística das mamas; dor nas costas, cabeça, ombros, pescoço e mamas provocada pelo peso das mamas grandes; perda da sensação nas mamas; problemas para dormir relacionados a mamas grandes; estrias; dentre outras. È uma cirurgia um pouco mais complexa que a mamoplastia de aumento, retira-se um pouco do tecido da mama e os mamilos podem ser deslocados para uma posição superior por motivos de ordem cosmética. A operação pode durar até 6 horas. A paciente fica hospitalizada de 1 a 3 dias. A acomodação final da mama se dará pelo 3º mês e o resultado final é alcançado entre 6 meses e 1 ano. Ao considerar a hipótese de realizar uma cirurgia de mamoplastia deve-se consultar um cirurgião plástico e expor suas expectativas. As cirurgias de mamoplastia podem renovar a autoconfiança e melhorar a aparência, mas o resto depende da própria pessoa.

Leia tambem sobre Protese Mamaria e Protese de Mama.